Um dos nomes mais promissores do tênis nacional, o carioca João Fonseca terá um teste de fogo em sua estreia na Copa Davis. Convocado pela segunda vez, o tenista de 18 anos foi escalado pela primeira vez para entrar em quadra e abrirá a série contra a Itália, nesta quarta-feira, desafiando Matteo Berrettini.
Atual 158 do mundo, Fonseca vem em franco crescimento na temporada e ocupa a melhor marca da carreira no ranking da ATP. Do outro lado, Berrettini conviveu com lesões e problemas físicos nos últimos meses, mas recentemente parece ter reencontrado o caminho com os títulos seguidos em Gstaad e Kitzbuhel, no final de julho.
Enquanto o brasileiro vai para sua primeira partida na competição, o italiano já tem nove jogos de Copa Davis no currículo, seis em simples e três nas duplas. Ex-top 10, mas atualmente na 43ª colocação, ele tem quatro vitórias de duras derrotas em simples. Será a primeira vez que Berrettini e Fonseca medirão forças no circuito profissional.
Também foram definidos os outros dois jogos do confronto entre italianos e brasileiros, o primeiro de ambos no Grupo A. Depois do embate entre Fonseca e Berrettini, será a vez do cearense Thiago Monteiro tentar fazer valer seu bom momento e a volta ao número 1 do país na ATP contra o italiano Matteo Arnaldi.
Fechando a quarta-feira de partidas em Bolonha, o time da casa escalou a forte dupla de Simone Bolelli e Andrea Vavassori, que já conquistou dois títulos junta neste ano (Buenos Aires e Halle) e foi finalista em Roland Garros e no Australian Open, para encarar o gaúcho Rafael Matos e o mineiro Marcelo Melo, campeões em Stuttgart e vice em Washington.