O Santos anunciou, nesta segunda-feira, a contratação do atacante Yusupha Njie. O jogador de 30 anos, natural de Gâmbia, chega por empréstimo junto ao Al-Markhiya, do Qatar, com contrato válido até 30 de junho de 2025.
Essa será não só a primeira experiência de Nije no Brasil, como na América. Antes do clube catari, ele ficou por um período no Boavista, de Portugal, período que lhe ajudou a falar o básico do português.
Ele é filho de Alhaji Momodo Njie, um dos grandes ídolos da história do tradicional clube espanhol Sevilla. Falecido em 2020, aos 71 anos, Biri-Biri, como era conhecido, foi um dos primeiros negros e africanos a se destacarem no futebol espanhol. Atacante veloz, disputou 109 jogos pelo Sevilla e marcou 34 gols de 1973 a 78. Seu sucesso inspirou até mesmo o nome de uma das torcidas organizadas do clube.
Nije foi considerado um achado pelo Santos e passou pelo crivo da comissão técnica antes que fossem abertas as negociações. É considerado um atacante rápido, forte e alto, com 1,88m. A favor dele, pesou também o fato de falar ao menos o básico do português, facilitando uma adaptação.
O centroavante, que atua também pelas pontas, passou seis temporadas no Boavista. Pela equipe portuguesa, foram 109 partidas, com 36 gols marcados. A comissão técnica do Peixe, inclusive, buscou informações sobre ele no Velho Continente.
Após a passagem pelo futebol português, o atacante migrou para o futebol do Catar na temporada passada, passando a atuar pelo Al-Markhiya SC. Antes, ele chegou a jogar pelo FUS Rabat, do Marrocos, e pelo Real Banjul, time da capital de Gâmbia. Ele tem sete partidas pela seleção do país.
Njie é o quarto reforço na atual janela de transferências. Anteriormente, o clube acertou as contratações do meia-atacante Billy Arce, do atacante Wendel Silva e do goleiro Renan.
Tags:
Santos