Em um jogo emocionante e equilibrado, o Barcelona venceu o Atlético de Madrid por 1 a 0 pelo Campeonato Espanhol, neste domingo, no Camp Nou. O único gol da partida foi marcado pelo francês Dembelé, aos 26 minutos do primeiro tempo, após uma bela jogada coletiva do time catalão.
Com o resultado, o Barcelona chegou aos 41 pontos e assumiu a liderança isolada da competição, com três pontos de vantagem sobre o Real Madrid, que empatou com o Valencia no sábado. Já o Atlético de Madrid segue em quinto lugar, com 32 pontos, e vê sua situação se complicar na briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.
O jogo foi marcado por muita intensidade e disputa entre as duas equipes, que buscaram o gol a todo momento. O Barcelona teve mais posse de bola e criou mais chances, mas esbarrou na boa atuação do goleiro Oblak, que fez pelo menos três defesas difíceis. O Atlético de Madrid também levou perigo ao gol de Ter Stegen, principalmente com Griezmann e Luis Suárez, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo do Barça, que tem a melhor defesa do campeonato, com apenas seis gols sofridos em 16 jogos.
O lance mais polêmico da partida aconteceu aos 26 minutos do primeiro tempo, quando Gavi disputou a bola com Reinildo na intermediária e girou sobre o lateral do Atlético, que caiu pedindo falta. O árbitro mandou seguir e Gavi tocou para Dembelé, que avançou pela direita e bateu cruzado para abrir o placar. Os jogadores do Atlético reclamaram muito da não marcação da falta, mas o VAR confirmou o gol do Barcelona.
No segundo tempo, o Atlético de Madrid tentou reagir e pressionou o Barcelona em busca do empate. O time de Diego Simeone teve duas boas oportunidades com Giménez e Molina, mas ambos erraram o alvo por pouco. O Barcelona também teve chances de ampliar, mas Dembelé acertou a trave e Ferrán Torres teve um gol anulado por impedimento.
Nos minutos finais, o jogo ficou tenso e houve uma confusão entre Ferrán Torres e Savic, que se agrediram no chão e foram expulsos pelo árbitro. Já nos acréscimos, Griezmann quase empatou para o Atlético, mas Araújo salvou em cima da linha com um toque de calcanhar e garantiu a vitória do Barcelona.
Foi a primeira vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madrid pelo Campeonato Espanhol desde 2019. O time de Xavi mostrou que está em boa fase e segue firme na luta pelo título. Já o time de Simeone precisa se recuperar e voltar a vencer para não se distanciar dos primeiros colocados.